Mato Grosso do Sul recebeu ontem, pela primeira vez, uma operação conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Comando da Aeronáutica, Receita Federal e Polícia Federal. A operação “Voe Seguro” é a quinta realizada no país, mas a primeira no Estado, que conta com mais de 450 aeronaves de aviação geral em operação. A reportagem está na edição de hoje (27) do jornal Correio do Estado.
Além das fiscalizações durante voo, já realizadas rotineiramente pelo Decea, aeronaves foram abordadas em solo.
As aeronaves foco da operação são aquelas usadas para fins agrícolas, uso privado ou para serviço de táxi aéreo. Aviões usadas para transporte de passageiros, em voos regulares, não foram fiscalizados.
O principal objetivo é diminuir o número de acidentes envolvendo aeronaves da aviação geral. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, foram, pelo menos, sete mortes em apenas dois acidentes com aeronaves de pequeno porte. Em um destes acidentes, uma família inteira e dois funcionários morreram, próximo a Corumbá. O outro acidente, ocorrido em Bonito, matou duas pessoas de Presidente Prudente (SP). A reportagem é de Patrícia Belarmino.