Equipe de reportagem do jornal Correio do Estado sobrevoa nesta quarta-feira (28) e acompanha a cheia na região do Pantanal sul-mato-grossense. A situação nesta área é preocupante porque o elevado nível do Rio Paraguai, próximo a cidade de Corumbá, já encobre a Estrada Parque Pantanal.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) mantém uma equipe de plantão no trecho (MS-184) ainda trafegável da Estrada Parque, em Corumbá, e alerta que o acesso será interrompido nesta quinta-feira (29) por tempo indeterminado pela MS-228 (Lampião Aceso, entrada da cidade pela BR-262, até a Curva do Leque) devido aos elevados níveis de água que cobrem a pista.
Com a chegada da cheia no Pantanal, o transbordamento do Rio Paraguai e afluentes inunda os campos e as mais de 60 pontes (vazantes) da rodovia ecológica não suportam o volume de água. Como o nível da estrada é baixo, trechos ficam submersos e são interditados para tráfego de veículos. O acesso ainda livre pela MS-184 compreende 47 km do Buraco da Piranha (BR-262) e Curva do Leque.
Leito do Rio Paraguai se perde em meio a planície alagada na região de Corumbá.
Balsa seguindo pelo Rio Paraguai com a margem esquerda tomada pela planície alagada.
Estrada Parque desaparece no Rio Paraguai. O trânsito está impedido no local.
Fim da linha para quem segue pela Estrada Parque, que será interditada a partir de amanhã (29).
Rio Paraguai em trecho onde ainda e possível ver o leito.