Logo Correio do Estado

Vanusa reconhece que episódio do Hino Nacional lhe ajudou a vencer a depressão

Vanusa reconhece que episódio do Hino Nacional lhe ajudou a vencer a depressão

5 JUL 2014 • POR FAMOSIDADES • 02h00

Cinco anos após virar assunto na mídia por conta de uma apresentação polêmica do Hino Nacional, Vanusa resolveu se explicar.

A cantora veterana disse que o uso abusivo do calmante benzodiazepina de 2 mg - que pode ser usado também como antidepressivo, quando tomado em pequenas doses - fizeram com que ela tivesse lapsos de memória no momento da apresentação, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, em uma sessão especial pelo Dia da Mulher.

“De repente, eu, que tinha uma carreira de quase 50 anos, lisa, limpa, sem escândalos, com 23 discos lançados, virei a chacota do Brasil”, declarou ao jornal “Folha de S. Paulo”.

Para quem não se lembra, Vanusa errou diversos versos do Hino Nacional durante a apresentação, e também mudou completamente o tom da melodia.

“Cantei duas ou três frases certas e já comecei a divagar. O que eu fiz no hino ninguém consegue fazer. Encaixei as frases numa melodia que não existe, foi uma coisa louca.”

A repercussão do episódio foi tão negativa para a artista que ela pensou em abandonar a carreira.

“Foi uma dor. Pensei em parar de cantar. Fiquei de uma maneira que não queria que ninguém me visse, não queria ver ninguém, não queria mais nem ouvir o meu nome”, desabafou.

Apesar de ter ficado incomodada com a polêmica em torno do ocorrido, a loira reconheceu que tudo isso serviu para que ela desse início ao tratamento contra a depressão.

“A depressão é insidiosa, vai se aproximando devagar. Se não acontece uma coisa séria como esse fundo de poço, você não presta atenção. Por isso digo que o hino foi uma coisa ruim na época, mas hoje acho que foi uma coisa ótima. Deus estava me cutucando há tempo e eu não prestava atenção. Daí veio esse empurrão”, completou ela.