Logo Correio do Estado

venda confidencial Com dívidas, parte da usina dos Bumlai é negociada Com dívidas, parte da usina dos Bumlai é negociada 28 JUL 2014 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

Grupo econômico de Dubai, um dos sete países dos Emirados Árabes Unidos, comprou, por ao menos R$ 2 bilhões, 49% da Usina São Fernando Açúcar e Álcool, instalada em Dourados. A empresa, tocada por Maurício e Guilherme, dois filhos de José Carlos Bumlai, conhecido nome do agronegócio, amigo próximo do ex-presidente Lula, encrencou-se financeiramente em abril do ano passado ao ponto de beirar a falência.

De acordo com matéria publicada na edição de hoje (28) do jornal Correio do Estado, sem dinheiro para quitar as dívidas que somavam em torno de R$ 1,2 bilhão, os Bumlai socorreram-se na Lei da Recuperação Judicial, medida que protege o empresário enrascado, dando-lhe tempo que dura anos para que ele pague a conta, sem que precise fechar as portas do negócio ou ter o patrimônio confiscado.

A compra dos investidores árabes, que salva a pátria financeira da usina, em curto prazo, foi conduzida de maneira confidencial, informaram ao Correio do Estado fontes ligadas à cúpula da Prefeitura de Dourados, que acompanhou de perto a venda de parte dos ativos da usina São Fernando. A reportagem é de Celso Bejarano.