Um filme clássico do detetive Sherlock Holmes, de 1916, foi encontrado por funcionários do arquivo de cinema francês. Mudo, o longa mostra a única participação cinematográfica do ator William Gillette, famoso na época por interpretar o personagem nos palcos.
Mal catalogado durante décadas na Cinematique Française, a película foi filmada em 1915 pelo Essanay Studio, de Chicago, que ficou conhecido pelos curta-metragens de Charlie Chaplin (1899-1977) que produziu na mesma época.
A versão recuperada tinha legendas em francês e estava sendo preparada para ser colorida de acordo com os padrões do mercado local daquele tempo.
Gillette, que morreu em 1937, foi o responsável por consolidar a imagem do detetive britânico que ficou famosa mundo afora: o chapéu de feltro e o cachimbo foram introduzidos por ele, que também escreveu o roteiro para o filme, intitulado apenas "Sherlock Holmes".
Agora, a obra está sendo restaurada e deve ser exibida em um festival francês de cinema em 2015 e no "San Francisco Silent Film Festival" ("Festival de Filmes Mudos de São Francisco").
Bryony Dixon, curador de filmes mudos no Instituto Britânico de Cinema, disse que a descoberta é "muito emocionante", e que ainda estão procurando outro filme clássico de Holmes, "Um Estudo em Vermelho", filmado em 1914.
Sherlock Holmes é um detetive fictício criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) que ficou célebre no mundo todo junto com seu assistente, o médico Watson. A última adaptação para o cinema estrelou Robert Downey Jr. ("Homem de Ferro") e Jude Law ("Um Beijo Roubado") em dois filmes, de 2009 e 2011, além de inspirar as séries "Sherlock", da BBC e "Elementary", da CBS.