Mais de 12 toneladas de mercadorias entre vestuários, artesanatos e produtos perecíveis foram apreendidos na segunda-feira (27), por agentes da Receita Federal, durante fiscalização no Posto Esdras, em Corumbá (MS). A carga estava em um caminhão com placas do Paraná, que seguia no sentido Bolívia/Brasil, quando foi parado para averiguação.
O motorista apresentou documentação alegando que o veículo estava descarregado, mas os agentes desconfiaram do fato da caçamba estar coberta com lona e, durante revista, encontraram o material. Os produtos estavam acondicionados em fardos que, segundo o condutor, seriam levados para o pátio de uma transportadora no município, onde posteriormente seriam providenciadas notas fiscais “frias”, para fraudar a regularização da entrada das mercadorias no país.
Os produtos foram apreendidos juntamente com o veículo. Segundo informações da Receita Federal, ainda foram encontrados indícios de produtos falsificados, o que caracteriza contrabando. O motorista foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, em Corumbá, e irá responder processo por contrabando e descaminho. A Polícia Federal e a Receita Federal vão investigar a responsabilidade da transportadora. Os responsáveis, se condenados, poderão pegar pena de um a cinco anos de reclusão.
(Com informações do Capital do Pantanal)