O pesquisador Mateus Boldrine Abrita, professor de Economia da unidade de Ponta Porã da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), lançou recentemente o livro "Inflação: abordagem histórica recente das escolas de pensamento econômico", publicado pela Editora da Academia de Letras Jurídicas de Mato Grosso do Sul (ALJ-MS).
De acordo com Abrita, o título é uma obra a respeito da inflação em termos da abordagem das escolas econômicas. "O fenômeno inflacionário é um dos mais importantes das ciências econômicas, impactando diretamente na vida dos agentes públicos, privados e na sociedade em geral", explica o professor.
Desse modo, a singularidade da obra decorre justamente por sua estruturação, que aborda causas, explicações e políticas de controle provenientes das mais importantes escolas de pensamento econômico: perpassando por autores clássicos, neoclássicos, keynesianos, monetaristas, neo-keynesianos e pós-keynesianos, além de análises Estruturalista e Inercialista.
Detalha que o período estudado abrange os maiores avanços, em termos teóricos, da explicação da inflação. "A obra se configura como essencial para estudantes de economia e áreas afins, pesquisadores e aficionados por economia que estejam interessados nas nuances monetárias e que busquem maior conhecimento sobre o tema", finaliza o docente da Uems.