Logo Correio do Estado

SEGURANÇA Áreas de fronteiras passam a ser monitoradas pelo Exército Fase piloto do sistema de monitoramento entra em funcionamento 14 NOV 2014 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

Após dois anos de preparação, o Exército lançou, ontem pela manhã, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, a etapa piloto do Sistema de Monitoramento de Fronteira (Sisfron). A um custo aproximado de R$ 12 bilhões, para efetivação em dez anos, em todas as faixas de fronteiras do País, o projeto se propõe a ser um instrumento de defesa e segurança pública, ajudando diretamente no combate aos chamados crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas, armas e contranbando, além dos delitos ambientais.

Um dos projetos prioritários do Exército e constante no Livro Branco de Defesa Nacional, o Sisfron terá meios espalhados ao longo dos 16.886 quilômetros das faixas de fronteiras, monitorando uma área de cerca de 27% do território nacional. Os dados coletados pelo sistema em situação de crimes possibilitarão a intervenção imediata de repressão, tanto das forças militares quanto das unidades de segurança pública.

A reportagem, de Thiago Gomes, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.