Logo Correio do Estado

reta final 16 times lutam por vaga na elite do Brasileiro no próximo ano Equipes disputam permanência na série A e outras o acesso à primeira divisão. 19 NOV 2014 • POR FOLHAPRESS • 15h00

Na reta final do Campeonato Brasileiro, 16 times lutam para garantir vaga na elite na próxima temporada -oito deles brigam para não serem rebaixados à segunda divisão, e outros oito lutam pelo acesso à Série A.

Na elite, faltando quatro rodadas para o final do campeonato, a ameaça da degola ainda ronda do 13º, o Figueirense, com 40 pontos, ao 20º colocado, o Criciúma, que tem 30.

Também lutam contra a queda Palmeiras, Vitória, Coritiba, Chapecoense, Botafogo e Bahia.

Seis destes times fazem nesta quarta-feira (19) à noite duelos diretos na luta para fugir do rebaixamento: Botafogo x Figueirense (19h30, em São Januário), Vitória x Coritiba (21h, no Barradão) e Criciúma x Bahia (21h, no Heriberto Hulse).

O Palmeiras, que está a três pontos da zona de rebaixamento, tenta fugir do pesadelo de uma nova queda (já caiu em 2002 e 2012) em um dia especial na história do clube: reinaugura hoje a sua arena diante do Sport, às 22h.

Se perder, o Palmeiras não entra na zona de rebaixamento por causa dos critérios de desempate, mas irá pressionado para um duelo decisivo no domingo (23) diante do Coritiba, fora de casa.

Nas duas últimas temporadas, a esta altura do campeonato, ao menos um time já havia sido rebaixado: o Naútico, em 2013, e o Atlético-GO, em 2012. Neste ano, nem ao final desta rodada (a 35ª do campeonato), haverá um time rebaixado.

ACESSO

Faltando duas rodadas para o fim da temporada da Série B, a luta para subir para a primeira divisão em 2015 está igualmente equilibrada. Com Ponte Preta e Joinville já com os acessos garantidos, oito times lutam pelas duas vagas restantes: Vasco, Boa Esporte, Atlético-GO, Avaí, América-MG, Ceará, Sampaio Corrêa e Santa Cruz.

O Vasco, que nesta terça-feira (18) bateu o Vila Nova em São Januário por 3 a 1, está muito próximo de uma das vagas. Com 62 pontos, seis a mais que o quinto colocado (Atlético-GO), o time volta para a elite se conquistar ao menos um ponto nos dois jogos restantes: Icasa (em casa) e Avaí (fora).

O time do Rio não pode mais ser o campeão do torneio -estão na disputa do título apenas o Joinville (69 pontos) e a Ponte Preta (68).