A edição nacional da ‘Black Friday’, realizada pelo segundo ano consecutivo, superou as expectativas. Com maior aceitação do público e mais adesão dos lojistas em todo o Brasil, o evento comercial movimentou R$ 1,3 bilhão no País, apenas com o e-commerce (vendas pela internet) e registrou um aumento de 71% em relação à última edição, de 2013. O levantamento foi divulgado pela Conversion Consultoria.
Com uma participação menos tímidas das lojas físicas, o resultado consolidado das vendas na data, deve ser ainda maior. “O desempenho do segmento podia ser melhor se a maioria dos varejistas tivesse se planejado, mas o resultado é realmente muito bom e atingiu as expectativas do consumidor e dos varejistas”, analisa o presidente da Conversion, Diego Ivo.
Segundo ele, a ‘Black Friday’ deve se tornar nos próximos anos uma das datas mais importantes do varejo. Em 2015, conforme projetou, a data deve novamente registrar novos recordes de venda, possivelmente ultrapassando a marca dos R$2 bilhões somente no e-commerce. “É importante que os varejistas comecem a se planejar para a Black Friday logo no primeiro semestre do próximo ano”, avalia.