Logo Correio do Estado

Visita

Vice-presidente aposta em Sisfron para combater crimes na fronteira

Vice-presidente aposta em Sisfron para combater crimes na fronteira

9 JUL 2015 • POR VÂNYA SANTOS, DA REDAÇÃO E THIAGO GOMES, DE DOURADOS • 12h05

O vice-presidente e presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), disse na manhã desta quinta-feira (9), em Dourados (MS), que aposta no retorno grandioso do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), na medida em que ajudará no combate aos crimes, como tráfico de drogas, de armas e contrabando.

No quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Michel Temer conheceu as especificações do Sisfron. Na sala de comando e controle, foi feita demonstração da parte operacional do projeto e o vice-presidente pode acompanhar, em tempo real, fiscalização em rodovia, por meio de imagens registradas via satélite e feitas por equipes que estão nas estradas.

Temer considerou extraordinário o projeto e se disse surpreso com o resultado do trabalho e com a tecnologia empregada. Ele destacou que o Sisfron utiliza tecnologia nacional, gerando emprego e favorecendo a indústria nacional.

Logo depois da demonstração, o vice-presidente visitou os principais equipamentos empregados no projeto, tais como viatura, armamento e material tecnológico.

SISFRON
A meta do Sisfron, um dos sete projetos estratégicos do Exército Brasileiro, consiste em reforçar a segurança em faixa de fronteira seca de quase 17 mil quilômetros até 2021. O sistema já teve aplicados recursos federais de R$ 1,5 bilhão dos R$ 12 bilhões previstos.

Michel Temer é coordenador, desde 2011, do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) que tem por objetivo combater ilícitos com ações conjuntas do Ministério da Defesa e outros órgãos e ministérios.