Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE Para amenizar caos na saúde, prefeitura convoca 275 médicos Os clínicos gerais e pediatras serão lotados em todas as unidades da Capital 29 JUL 2015 • POR GABRIEL MAYMONE • 14h29

A Prefeitura de Campo Grande convocou 275 médicos para tentar amenizar o caos na saúde. A situação é delicada, pois além da falta de profissionais, as unidades de atendimento não têm medicamentos suficientes para a população.

Conforme publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, os profissionais são médicos plantonistas, clínicos gerais e pediatras. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que os médicos irão dar plantões em todas as unidades de saúde UBSF, CRFs e UPAs.

Apesar do número ser chamativo, durante a convocação e posse muitos ainda podem desistir, pois a categoria está insatisfeita com o corte de gratificações, medida tomada pela prefeitura para conter gastos. O sindicato dos médicos chegou a cogitar, no início deste mês, voltar a paralisação para reivindicar a volta do benefício.

Outro ponto é o fato de que, reportagem publicada pelo Correio do Estado no dia 19 de julho, do começo do ano até o dia 17 de julho, 255 médicos pediram demissão na prefeitura. Entre esse número, estão os que pediram exoneração e também os convocados.

Conforme dados fornecidos pela assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 1,2 mil médicos atuam na rede municipal de saúde.