Logo Correio do Estado

negociação Enfermeiros da Santa Casa aceitam proposta de reajuste e decidem pelo fim da greve Pagamento do reajuste de 9,3% será feito em duas parcelas à categoria 31 JUL 2015 • POR Glaucea Vaccari e Lucia Morel • 19h30

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e decidiram pelo fim da greve da categoria em assembleia realizada pelo nesta sexta-feira (31).

De acordo com a assessoria do TRT, a categoria aceitou a sugestão do desembargador João de Deus de Souza, e aceitou a proposta de reajuste de 9,3% dividido em duas parcelas de 4,65%, sendo uma já para agosto, retroativa ao mês de maio, e outra para dezembro.

A proposta prevê também aumento no salário dos técnicos de enfermagem nível 2, passando de R$ 1.132 para R$ 1.748.

A categoria pedia reajuste salarial desde março e na segunda-feira (27) começaram uma “Operação Tartaruga”, que era uma lentidão na execução dos serviços e prometeu iniciar a greve caso a direção do hospital não retomasse as negociações.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), Lazaro Santana, disse que durante o período indicativo de greve, 30% dos trabalhadores se reuniam por 3 horas a cada período para realização de assembleias e, em boa parte do dia, a Santa Casa operava com deficit de 50 enfermeiros.

A primeira proposta feita pela direção do hospital era de reajuste de 8,34% escalonado em duas vezes, na segundo e última proposta, a Santa Casa baixou o índice de reajuste para 6%, não sendo aceitas pela categoria.

Com a prosposta do TRT, todos os funcionários devem voltar ao atendimento normal no hospital.