Logo Correio do Estado

GP da Bélgica Com grande margem, Hamilton marca décima pole do ano; Massa é 6º Com grande margem, Hamilton marca décima pole do ano; Massa é 6º 22 AGO 2015 • POR Motorsport.com • 10h59

O britânico Lewis Hamilton cravou o tempo mais rápido neste sábado em Spa-Francorchamps. O piloto marcou sua décima pole position neste ano neste GP da Bélgica e, com 19 etapas nesta temporada, o piloto não pode mais ser alcançado por ninguém na disputa pelo melhor aproveitamento em treinos. O bicampeão só foi batido pelo companheiro de equipe uma vez neste ano, levando assim a taça das poles hoje.

O bicampeão da Mercedes marcou o tempo de 1:47.197s, superando o companheiro Nico Rosberg por 0.458s no cronômetro.

O brasileiro Felipe Massa largará em sexto lugar após se classificar em sétimo. Ele não conseguiu bater seu companheiro Bottas, que sai de terceiro. No entanto, Massa foi beneficiado por uma punição a Grosjean, que se classificou em quarto mas sairá em nono. Sergio Pérez será o quarto, com RIcciardo em quinto. A Ferrari com Vettel foi mal, e sairá apenas de oitavo.

Felipe Nasr não fez bom treino e acabou sendo cortado no Q1 mais uma vez. O brasileiro viu seu companheiro de equipe Marcus Ericsson o batendo em classificações pela terceira vez seguida. O brasileiro ficou em 16º no treino, mas vai largar em 15º devido a uma punição a Verstappen.

Além das McLarens, que sofreram punições de 50 e 55 posições com Jenson Button e Fernando Alonso por trocas na unidade de potência ontem e hoje, Max Verstappen confirmou troca de motor a combustão interna (perde 10 posições) e Romain Grosjean trocou seu câmbio antes das seis corridas estabelecidas por regulamento (perde cinco posições).

Q1
As Mercedes dominaram esta primeira parte do treino sem utilizar os pneus macios. Rosberg registrou a volta mais rápida em 1:49.498s. Com todos os pilotos indo para a pista de macios nos últimos momentos da sessão, Sergio Pérez foi para o primeiro lugar com 1:49.006s.

No entanto a Mercedes mostrou sua velocidade batendo o tempo do mexicano com os pneus médios. Hamilton virou 1:48.908s e Rosberg 1:48.923s, fazendo a dobradinha.

Felipe Nasr não conseguiu passar para o Q2 por 0.121s e ficou com o 16º lugar, à frente de Button, Alonso, Stevens e Merhi respectivamente. As McLaren cairão para os últimos lugares do grid após suas penalizações.

Q2
A sessão foi paralisada em sua metade após Kimi Raikkonen sofrer com problemas mecânicos em seu carro na saída da curva Stavelot. O piloto não tinha tempo aferido e foi o 15º. As Mercedes já haviam feitos suas voltas de pneus macios, em 1:47.955s e 1:48.024s com Rosberg e Hamilton. Estas posições permaneceram inalteradas.

Vettel ficou com o terceiro lugar, à frente de Pérez e Felipe Massa, quinto.

Foram eliminados Hulkenberg, Kvyat, Ericsson, Raikkonen e Verstappen, que nem chegou a entrar na pista. O holandês sairá de 18º.

Q3
Hamilton marcou a primeira volta na frente de Nico Rosberg. Bottas também foi mais rápido que Massa, na disputa pela terceira posição. Na segunda volta Lewis marcou o tempo de 1:47.197s, superando Rosberg por uma boa margem.

Foi a décima pole de Hamilton neste ano.

A corrida neste domingo tem seu início marcado para às 9h deste domingo no horário de Brasília.