Um filhote de um tamanduá foi resgatado na noite de ontem (28), por militares do Corpo de Bombeiros em Corumbá, município a 444 quilômetros da Capital.
Segundo informações do site Diário Corumabaense, o filhote apareceu em uma casa no Bairro Cristo Redentor e os moradores o prenderam dentro de um engradado até a chegada dos militares.
O animal não apresentava ferimentos e foi solto na mata nativa, segundo informou a assessoria de comunicação do 3º Grupamento de Bombeiros.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
O tamanduá-bandeira, também conhecido como papa-formigas, é um mamífero quadrúpede e desdentado pertencente à família Myrmecophagidae e à ordem Xenarthra. È um animal de aspecto bem diferente, solitário, pacífico e cauteloso que costuma caçar tanto durante o dia como durante a noite.
Infelizmente, o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat. Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária no cerrado (ecossistema que, por ser bem aberto, não possui lugares onde o tamanduá-bandeira possa se esconder).
Estes animais são vistos juntos somente na época da reprodução, normalmente na primavera. A fêmea tem apenas um filhote por ano, este filhote nasce, após uma gestação de 190 dias, muito frágil com aproximadamente 1,3 kg. Ele é carregado no dorso de sua mãe e alimentado durante os primeiros 9 meses, período em que só se alimenta de leite.