A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu alerta de risco moderado para a população referente a possíveis alagamentos e inundações nesta terça-feira (8). Até às 15 horas e 47 minutos os dados meteorológicos nas sete estações anunciavam variação da chuva acumulada de 37,75mm (na Estação UCDB), a 81,0mm (na Estação Vilas Boas). Já a média de chuva acumulada alcançou 78,2, segundo a Estação Meteorológica da Anhanguera-Uniderp.
A comunicação de alerta de risco moderado de inundação acontece levando em conta as áreas de risco de Campo Grande, considerando os bairros Coophatrabalho, Jardim Imá e Bairro Santo Antônio. Com o índice de chuva, o alerta é para alagamentos, associados à captação ineficiente das águas pluviais, agravada por obras de contenção improvisadas e bocas de lobo insuficientes.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil explica que uma única área de risco de inundação relacionada ao extravasamento do Rio Anhanduí está localizada ao longo da avenida Ernesto Geisel. Neste rio desaguam todos os rios da microbacia Bandeira e a calha não comporta toda a água recebida. Esta situação, associada à precipitação incidente na região, e à previsão de continuidade das chuvas, pode ocasionar eventos de inundação e alagamento.
Para os casos de alagamento devido a obras urbanas, a Defesa Civil orienta para especial atenção aos bairros Santo Antônio (Rua São Lourenço e Rua Taquari) e Jardim Imá (Rua Aracajú e Rua Aquidaban), além da Rua Tipuana (Coophatrabalho). Segundo a CPRM (Serviço Geólogico do Brasil), estima-se que 1.350 pessoas em 270 moradias estejam expostas ao risco de inundação no município.