Logo Correio do Estado

DEPOIS DO SUSTO Casa invadida por onça parda fica popular entre os vizinhos Animal foi recapturado pelos bombeiros e por policiais ambientais 13 SET 2015 • POR MARESSA MENDONÇA • 15h00

"A curiosidade foi muito grande. Era um vizinho ligando para o outro e falando vem ver a casa da onça, tem uma onça aqui na casa". A declaração é de Evandro Defante, 40 anos, ao se referir a invasão do felídeo na manhã deste domingo (13), em residência localizada no Bairro Sol Nascente, em Naviraí, distante a 359 km de Campo Grande.

No momento da invasão, apenas os pais de Evandro estavam na casa, a mãe de 75 anos e o pai de 70. O idoso foi o primeiro a ver o animal, abrigado na despensa, e pediu ajuda do filho.

"Cheguei lá com minha esposa e meu filho e depois chamei os bombeiros. Eles fizeram um trabalho muito bonito", lembra ele, que junto com o pai, foram os únicos que puderam acompanhar o resgate do animal, por questões de segurança.

"Na hora a gente leva um susto, depois vai ver a proporção do perigo e depois é só alegria porque a gente não feriu a natureza e nem nos ferimos". 

RESGATE
O animal foi recapturado depois de cinco horas de trabalho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a demora na captura da onça ocorreu em razão da falta de armamento especial para esse tipo de trabalho. Um médico veterinário acompanhou a ação e por volta das 10 horas de hoje a onça foi anestesiada. Dardos tranquilizantes foram usados e o animal foi levado para um centro de reabilitação.

SURPRESA
Essa não é a primeira vez que onças são motivo de surpresa para moradores de Naviraí. Em 2006, uma onça parda invadiu um consultório médico da maternidade da cidade e em 2012 filhotes da mesma raça foram encontrados perto de canavial. Ninguém ficou ferido. O que chama atenção no caso deste domingo é a localização da casa onde a onça decidiu se abrigar: bem próxima do centro da cidade.