Logo Correio do Estado

Imigração Campo Grande é recomeço para refugiados da Síria Guerra no país já trouxe 15 sírios para a Capital, onde conseguiram trabalho e esperam retomar a vida 14 SET 2015 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

 As histórias de fugas dos refugiados da guerra civil na Síria trouxeram à Capital de Mato Grosso do Sul novos imigrantes, com o sonho de fazer da cidade um novo lar, um recomeço da vida que foi deixada em outro continente. São cerca de 15 novos imigrantes sírios em Campo Grande, desde que os conflitos no país se intensificaram. 

Yasser Sasaa deixou o país há mais de um ano acompanhado da esposa e mais dois filhos. Hoje, o português está longe de ser seu idioma fluente, mas é suficiente para atender os fregueses de sua lanchonete especializada em culinária árabe, a principal herança do país de origem. A vinda ao Brasil ocorreu na sorte, pois apenas ele da família de pais e irmãos teve coragem de se mudar. 

“Nunca sofremos violência, mas a crise econômica do país é difícil”, relatou. 
Sobre voltar para Síria, ele é claro: “Não volto nunca mais”. A afirmação é decorrente do medo de voltar para a guerra. Na Capital, Yasser, como muitos outros árabes, decidiu investir no comércio para se manter. 

A reportagem de Anny Malagolini está na edição de hoje do Correio do Estado.