A uma semana do início da primavera (que começa em 23 de setembro), a temperatura na Capital passou por grandes alterações: do frio de 10ºC registrado na semana passada, a previsão é de que, até o fim desta semana, os termômetros marquem 35ºC. O calor deve ser a principal característica da nova estação em todo Mato Grosso do Sul, podendo superar a sensação térmica alta do mês de agosto, com temperaturas com ‘a cara’ do verão, acima dos 40ºC.
Apesar do calor, a primavera deverá registrar muita chuva em Mato Grosso do Sul. Depois de uma semana chuvosa em todo o Estado – o volume de água passou dos 173 milímetros, o registro de chuva em Campo Grande, nesta semana, é considerado o mais intenso dos últimos 14 anos, o dobro do esperado.
O prognóstico dos próximos meses aponta intensas chuvas na região Centro-Oeste do País, podendo ser as mais fortes dos últimos anos no Estado. A previsão divulgada pelo meteorologista Natálio Abraão indica que as chuvas em Mato Grosso do Sul, neste período, poderão ficar entre 35% a 45% acima da média para o mês, que é de cerca de 80 milímetros.
Com isso, há possibilidade de enchentes e transbordamentos nas bacias das regiões de Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica; no extremo sul, entre Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi e Naviraí; e inclusive em Campo Grande.
(*) A reportagem, de Anny Malagolini, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.