O documentário "Amy", já considerado o melhor filme sobre a cantora britânica Amy Winehouse, acaba de ganhar uma data oficial de lançamento no Brasil. O longa, dirigido pelo cineasta Asif Kapadia, estreará em território nacional no dia 26 deste mês.
No entanto, até 29 de setembro, ele só será exibido pela rede Cinemark, devido a um acordo de exclusividade com a Universal Music, gravadora norte-americana responsável pela produção.
O filme de Kapadia - famoso pela direção de "Senna", vencedor do prêmio BAFTA de 2012 - conta a história da artista britânica com imagens, sonoras e vídeos inéditos desde a infância até seu auge. As trajetórias pessoal e profissional da cantora se cruzam diversas vezes, de maneira sensível e bem organizada.
Exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Cannes deste ano, o longa estreou no começo de julho nos Estados Unidos e, no Reino Unido, já se tornou o documentário com maior bilheteria na história do país.
Amy Winehouse ficou conhecida pela sua grande voz e se transformou em um grande nome do blues, R&B, soul e jazz. A cantora atingiu seu auge com o álbum "Back to Black", dono de músicas como "Rehab", "Back to Black" e "You Know I'm No Good".
A artista faleceu em 2011, com apenas 27 anos, por conta de problemas com bebidas alcoólicas e drogas.