
A Polícia Militar passou a atender, por grupos de WhatsApp, ocorrências e denúncias em Aral Moreira e Ponta Porã, distantes 402 e 346 quilômetros de Campo Grande. O uso do aplicativo pretende fazer frente as recorrentes falhas técnicas do sistema 190 na região.
De acordo com o oficial de operações e planejamento, capitão Samuel Castilho Ferreira, a decisão de informar o número funcional dos batalhões partiu dos próprios servidores. Isso porque muitas vezes o cidadão não consegue completar a ligação ao 190 ou tem a chamada encaminhada para Bela Vista, Dourados e Campo Grande.
“Este é um problema crônico em Aral Moreira e Ponta Porã, onde as operadoras acabam impedindo o cidadão de fazer contato com a polícia. Os grupos serão então uma alternativa complementar ao 190, podendo receber denúncias anônimas com foto de casos a serem investigados”, explicou o capitão.
Os números disponibilizados são 9617-7748 (Aral Moreira) e 9936-5236 (Ponta Porã). Em ambos os casos eles não substituem o 190, funcionando como alternativa de contato com a polícia local por mensagem ou ligação.