Logo Correio do Estado

Tempo ruim Defesa Civil tem força-tarefa para fazer limpeza na cidade após chuva forte Em fazenda, ventos estragaram área de ordenha e prejuízo é de R$ 30 mil 26 SET 2015 • POR RODOLFO CÉSAR E MARESSA MENDONÇA • 13h55

A Defesa Civil municipal divulgou que uma força-tarefa foi destacada para fazer a limpeza em Campo Grande neste sábado (26). Agentes do órgão, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e homens do Corpo de Bombeiros foram destacados para cortar árvores, recolher galhos e sujeira espalhados nas ruas e avaliar se as edificações atingidas correm risco de cair e se é necessária a retirada de famílias de casas danificadas pelos ventos e chuva.

Os maiores estragos aconteceram na região sul. A chuva começou às 4h30 e foi até as 8h. Nesse período de três horas e meia foi registrado 48 mm de água, volume considerado alto pela Defesa Civil municipal.

Nos bairros Rita Vieira e Vila Cidade Morena, ao menos dez pessoas tiveram prejuízos. No primeiro lugar, o vento destelhou casas e quebrou vidro de carros. Já no outro bairro, três casas foram atingidas pela queda de um muro e uma estrutura metálica. Houve também árvore que derrubou poste no Betaville e interrompeu a energia elétrica de alguns moradores.

A zona rural também foi prejudicada. Na fazenda São Luiz, que tem criação de vacas de leite, houve destelhamento de toda a área da ordenha e rompimento de cabos elétricos e o sistema hidráulico foi danificado. A propriedade fica a 35 km de Campo Grande, na saída para Três Lagoas.

Os proprietários avaliam que o prejuízo deve ser de R$ 30 mil, entre material destruído e o período que não haverá ordenha. “Só na segunda-feira (28) devemos voltar ao funcionamento normal”, previu Luiz Faracco, que é um dos donos do lugar.