As equipes da Fórmula 1 Force India e Sauber enviaram uma queixa oficial a União Europeia sobre a estrutura de governo da Fórmula 1. Ambas as equipes alegam que o sistema de premiação da categoria favorece as equipes consideradas mais poderosas como Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren e Williams.
Force India e Sauber também reclamam das equipes menores ficarem de fora do corpo que toma as decisões da Fórmula 1, o Grupo de Estratégia, apesar da Force India garantir uma vaga nesse grupo este ano pela sua colocação no campeonato de construtores da temporada passada.
O porta-voz da Force India confirmou o ocorrido, afirmando que tanto a Force India quanto a Sauber, que estão passando por dificuldades financeiras, não concordam com o sistema governamental da categoria.
“A Force India é uma das duas equipes que registraram uma queixa na União Europeia questionando a governança da Fórmula 1 e mostrando que o sistema de divisão de receitas da categoria é injusto e ilegal. Devido as negociações legais em curso, seria inapropriado comentar mais neste momento”, falou o membro da equipe.
A principal questão que está em jogo são os valores pagos às cinco grandes equipes: Ferrari, Red Bull, Mercedes, Williams e McLaren. Só em 2014, essas escuderias arrecadaram juntas mais de meio bilhão de libras, o equivalente a mais de R$ 3 bilhões.