Logo Correio do Estado

ECONOMIA Índia é país mais atraente para investidores Índia é país mais atraente para investidores 15 OUT 2015 • POR band • 04h30

A Índia se transformou no país mais atraente no mundo para os investidores, segundo uma pesquisa realizada pela consultora Ernst & Young (EY) entre 505 executivos globais, publicada nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, 32% dos empresários (mais que o dobro em comparação ao ano passado) escolheram a Índia como o mercado mais propício para investir. A China aparece em segundo lugar, com 15%, seguida pela região do sudeste asiático, Brasil e América do Norte.


"Não há dúvidas de que o interesse pela China se expandiu. Os investidores veem cada vez mais o potencial do gigante do sul asiático, afirmou Mark Otty, diretor-gerente da EY para Europa, Meio Oriente, Índia e África.


A pesquisa constitui um impulso às reformas lançadas pelo primeiro-ministro Narendra Modi.


Em três anos, a Índia tem demonstrado um dinamismo consistente, enquanto seus parceiros dos BRICS (Brasil, Rússia, China e África do Sul) lutam para evitar ou para sair do marasmo econômico.


As reformas de Modi pretendem remediar os obstáculos burocráticos, as complexas legislações e a falta de infraestruturas que durante muito tempo foram desestimulantes para os investidores.

No índice de facilidade para fazer negócios "Doing Business", estabelecido pela Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial, a Índia ocupa a posição 142, de um total de 189 países estudados.