Logo Correio do Estado

Contra desvios Tribunal de Contas fará padronização para melhorar fiscalização em obras Melhoria nos procedimentos está sendo discutida em evento que acontece na Capital 15 OUT 2015 • POR RODOLFO CÉSAR • 16h17

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá uma padronização para fiscalizar obras públicos em Mato Grosso do Sul. Com esse procedimento, órgãos fiscalizadores esperam o combate à corrupção seja aprimorado. A aplicação desses procedimentos está sendo discutido em Campo Grande nesta quinta-feira, durante evento do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas.

Representantes dos Conselhos de Engenharia e Arquitetura, membros dos Tribunais de Contas de outros estados e participantes do Instituto Rui Barbosa, que é associação civil que procura aprimorar as ações dos TCEs, também estão presentes na reunião.

Um novo sistema de fiscalização de obras públicas para os Tribunais de Contas está em implementação e as orientações sobre esse método estão sendo repassadas nesse encontro que acontece na Capital.

Para tentar capacitar os conselheiros dos TCEs estão sendo repassados detalhes sobre referenciais de preços; orientações e procedimentos de auditoria; sistema informatizado modelo para cadastramento e fiscalização de obras para os TCs; impactos da nova norma de desempenho nas construções; contratação e recebimento de projetos; procedimentos e normativos para análise prévia de editais.

"É preciso mais do que nunca que o controle esteja atento e ativo, com o intuito pedagógico preventivo, pois esse é o grande papel do controle", opinou o presidente do TCE-MS, Waldir Neves.

Hoje, o Tribunal de Contas do Estado só fiscaliza rotineiramente as obras do Aquário do Pantanal, em Campo Grande. As informações constam no site da entidade.