Logo Correio do Estado

AGRICULTURA Excesso de chuvas frustra meta de safra recorde de soja em Mato Grosso do Sul Aprosoja já admite que volume elevado de precipitações vai elevar perdas 3 MAR 2016 • POR DA REDAÇÃO • 06h00

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja) já admite que o excesso de chuva, principalmente na região sul, deve frustrar a expectativa de recorde na safra 2015/2016, com risco até de que a produção fique abaixo da registrada no ciclo anterior (7 milhões de toneladas). 

“Se a colheita evoluir nos próximos dias, deve ultrapassar os 7 milhões de toneladas, mas se não evoluir, se a chuva não der uma trégua, pode ser que o volume colhido não alcance nem a safra passada”, avalia o presidente da entidade, Christiano Bortolotto. Ele acrescenta que os próximos dias são decisivos para os produtores. 

Houve aumento de 4,1% da área plantada neste ciclo, totalizando 2,4 milhões de hectares, e, por isso, a estimativa inicial da Associação era de  produção de 7,5 milhões de toneladas. Por conta das chuvas intensas na região sul, que provocaram perdas de até 100% em algumas lavouras, o montante foi reduzido para 7,2 milhões, mas a entidade mantinha a expectativa de safra recorde, acreditando que os prejuízos eram em áreas isoladas e não deveriam prejudicar o montante final colhido no Estado. 

(*) A reportagem, de Paula Vitorino, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.