Logo Correio do Estado

AVANÇO NA SAÚDE Laboratório da UFGD vai realizar exame para confirmar zika vírus Atualmente o material colhido é enviado para exame na Fiocruz, no Paraná 12 MAI 2016 • POR VALQUÍRIA ORIQUI • 17h17

A partir do próximo mês, o Laboratório da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará exames para a confirmação da infecção por Zika Vírus, dando suporte ao atendimento realizado pelo Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD).

Conforme o coordenador do serviço, o médico infectologista e pesquisador da UFGD e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, é importante celeridade no diagnóstico, já que, atualmente o material colhido é enviado para exame na Fiocruz, no Paraná.

Mais quatro casos de Zika em gestantes atendidas pelo Ambulatório foram registrados nesta semana. Até agora, sete casos foram confirmados, sendo cinco gestantes de Dourados e duas de Caarapó. Uma das mães teve o bebê há cerca de uma semana e a criança nasceu sem qualquer alteração aparente. Foram colhidas mostras da placenta e do sangue do cordão umbilical para análise, para saber ser o vírus não passou para o bebê.

No total, 50 gestantes, de vários municípios da região, estão em acompanhamento no Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD. Entre elas, duas chegaram ao serviço por conta do diagnóstico de malformação fetal, mas não se trata de microcefalia. Ambas tiveram sintomas de Zika, porém não colheram material para exame na época adequada.