Logo Correio do Estado

ETNIA TERENA

Grupo de 50 índios invade fazenda em Aquidauana

Propriedade rural tem 3.049 hectares e há criação de gado

14 MAI 2016 • POR JOÃO GABRIEL VILALBA • 18h31

Grupo de 50 indígenas invadiu fazenda na manhã de hoje (14), localizada na BR-262, em Aquidauana. De acordo com boletim de ocorrência, a propriedade tem mais de 3.049 hectares.

A invasão aconteceu por volta das 8h, quando o grupo da etnia Terena, das aldeias Taunay e Yapegue, quebraram o cadeado e abriram porteira que dá acesso à propriedade rural.

Os índios que estão na fazenda são 16 jovens, 10 crianças e 24 adultos. Eles estão com facão, flecha e pedaços de paus.

De acordo com a Polícia Civil, eles entraram na sede da fazenda Nova Bahia afirmando que a terra pertence a eles. Não foi informado se na propriedade há pessoas morando e se havia alguém na sede quando os índios chegaram.

A propriedade tem  3.600 animais, entre eles, vacas, bois, bezerros e cavalos, além de tratores. Apenas a Polícia Civil foi comunicada da invasão. Segundo o proprietário, os indígenas chegaram no local utilizando tratores, carretas, carros e motos.

Conforme o registro policial, a Polícia Militar, Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Militar Ambiental (PMA) e outros órgãos não foram comunicados. O fazendeiro registrou boletim de ocorrência de preservação de direito.