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EM ÉPOCA DE RIO-2016 Funcionários do balcão de informação do aeroporto amanhecem em greve Trabalhadores alegam que pagamento vem sendo pago atrasado desde março 12 JUL 2016 • POR VALQUÍRIA ORIQUI • 18h38

Em época de chegada de muitos turistas ao Brasil com a Olimpíada do Rio, a porta de entrada para Mato Grosso do Sul amanheceu hoje fechada. Isso porque os servidores do balcão de informações do Aeroporto Internacional de Campo Grande entraram de greve.

O setor, responsável por orientar turistas e até mesmo moradores do Estado que precisam de qualquer tipo de informação, não tem previsão para retomar as atividades. São sete funcionários que cruzaram os braços porque estão com o salário de julho, além de benefícios, atrasados.

Ao Portal Correio do Estado, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (Steac-MS), Ton Jean Ramalho Ferreira, contou que desde março os trabalhadores recebem em atraso o salário.

“Deveriam receber no quinto dia útil do mês, mas desde março tenho que intervir para que o pagamento seja efetuado, mas neste mês não teve acordo e há seis dias a empresa terceirizada, Planalto, não efetua o pagamento”, frisou.

A greve foi inciada hoje, porém, ontem (11) os funcionários fizeram uma paralisação como forma de anunciar o movimento.

“Os funcionários voltam ao trabalho assim que o pagamento for realizado”. Segundo Ton, a situação é antiga. “Todos os meses é a mesma luta para receber o salário. Parece que o problema é no contrato com a empresa Planalto e a Infraero. O edital exige alguns documentos para serem feitos os pagamentos, as duas não se entendem", explicou.

"A Infraero diz que não recebeu todos os documentos e a Planalto diz que entregou e que aguarda o pagamento”, contou o sindicalista, ao reforçar que a autarquia federal informou que só pagará o salário mediante liminar na Justiça.

ATRASO DE R$ 1,2 MIL

O salário de cada funcionário gira em torno de R$ 1.200 e o balcão de informação funciona 24 horas por dia.

“São funcionários bilíngues. O turista ou qualquer outro passageiro que chega vai no balcão de informação, mas infelizmente vão ficar sem qualquer informação. Mas a Infraero está preocupada, pois existe uma norma no Ministério Público do Trabalho que diz que o local não pode ficar sem funcionário”, reforçou Ton.

De acordo com Danilo do Carmo, gestor de recursos humanos da Planalto, a documentação está correta, porém não soube informar a previsão de pagamento aos funcionários. “Essa questão é com o financeiro da empresa e agora já não tem ninguém mais lá, só amanhã”, informou.

À reportagem, a assessoria de imprensa da Infraero informou que todos os pagamentos foram feitos à empresa terceirizada. Ainda segundo a Infraero, no dia 1º de agosto nova equipe irá operar o balcão do aeroporto. 

*Matéria atualizada às 10h do dia 13 de julho para acréscimo de informação.