Logo Correio do Estado

NA PREFEITURA Brincadeira de pau de sebo foi paga com viagem a Barcelona Eletricista da Fundação Municipal de Cultura recebeu pagamento 22 JUL 2016 • POR BÁRBARA CAVALCANTI • 04h00

Como forma de pagamento por ter organizado brincadeira de pau de sebo para a festa junina Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, em 2014, eletricista da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) não recebeu dinheiro, mas teve como pagamento pelos serviços prestados passagem para Barcelona, na Espanha a custas dos cofres públicos. 

A conta da passagem, de R$ 4,4 mil, foi enviada à prefeitura pela agência de turismo, o que gerou questionamento da gestão e a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo o procurador geral do município, Denir de Souza Nantes, o eletricista explicou que iria receber pelo serviço, mas a Fundação não tinha como pagar e por isso a direção da Fundac aprovou que uma passagem para a Espanha deveria ser a forma de pagamento.

O servidor aceitou e viajou para a Europa durante quase um mês.  A ex-vereadora Juliana Zorzo presidia a Fundação de Cultura na época. 

“Foi uma despesa sem empenho, completamente ilegal, caracterizada como forma de desvio de dinheiro público, porque foi feita totalmente contrária às normas”, pontuou o procurador geral. A denúncia foi feita também ao Tribunal de Contas para análise do caso. 

Além da investigação do MPE e do Tribunal, a Fundac deve abrir sindicância para investigar quem autorizou a compra da passagem área para o eletricista.