Logo Correio do Estado

Touareg 2010 é mais moderno e luxuoso Touareg 2010 é mais moderno e luxuoso 26 MAR 2010 • POR • 05h44

A segunda geração do Volkswagen Touareg é muito mais moderna e passa uma ideia de esportividade acentuada. Não só pelos motores e chassi, mas também no que diz respeito ao estilo. O modelo une design e espaço interno - 4,3 cm maior que a versão anterior, chegando agora a 4,8 m de um parachoque a outro. A distância entre-eixos também aumentou 4 cm e passou a totalizar 2,9 m. Ao mesmo tempo, a altura diminuiu 2 cm – em um total de 1,71 m. Neste quesito, torna-se o segundo menor SUV deste segmento, maior apenas do que o Porsche Cayenne. O interior do Touareg é caracterizado por uma grande atenção aos detalhes. O modelo combina belas linhas com máxima funcionalidade e materiais de alta qualidade. Ele impressiona pela harmonia interna e pelo ambiente que mostram realmente tratar-se de um carro de luxo. A ergonomia foi projetada de uma forma muito eficaz, em especial o sistema de conectividade e entretenimento da Volks. O painel tem acabamento em madeira e detalhes cromados, tudo de alta qualidade. Os instrumentos são configurados com precisão, com todas as informações essenciais para o motorista. Uma característica interessante é o display colorido multifuncional de 7 polegadas, em vez dos tradicionais indicadores para o velocímetro, conta-giros, temperatura do motor e indicador de nível de combustível. O sistema multifuncional é padrão no Touareg híbrido, assim como o motor V8. O visor oferece várias opções de visualização sem submeter o condutor a um excesso de informações. Quanto aos motores, além da opção a gasolina V6 FSI com 280 cv, existem duas versões com motor a diesel particularmente interessantes. A TDI V6 desenvolve 240 cv, tem 56,1 kgfm de torque e consome apenas 13,5 km/l, isso com uma taxa de emissões de CO2 de 195 g/km, reduzida em até 49 g/km em comparação com modelos anteriores já equipados com a tecnologia BlueMotion, altamente eficiente. Mas a novidade absoluta da série vem por conta do Touareg 4.2 TDI V8 de 340 cv. Com torque de 81,7 kgfm, consumo de 10,9 km/l e emissões de CO2 de 239 g/km, o modelo tem um desempenho excelente. A versão híbrida conta com um motor TSI turbo V6 a gasolina associado a um propulsor elétrico que, juntos, são capazes de desenvolver 380 cv, sendo 333 cv originados pelo motor a combustão e mais 47 cv pelo movido a eletricidade. O torque máximo do modelo é de 59,1 kgfm, o que nos deixa na frente de um verdadeiro “monstro” da tecnologia. Os novos preços do Touareg começam na Europa em 50 mil euros, cerca de R$ 121 mil, para o V6 3.0 TDI 240 cv Tiptronic com tecnologia BlueMotion, enquanto para comprar o inovador 3.0 TSI 333 cv V6 Tiptronic Híbrido é preciso desembolsar 73.400 euros, algo em torno de R$ 178 mil.