Logo Correio do Estado

Presídio federal Crime e Castigo é um dos livros mais lidos por presos; veja ranking Detento pode obter até 48 dias de redução da pena em um ano 16 FEV 2017 • POR DA REDAÇÃO, COM CONJUR • 18h37

Clássico do russo Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo está entre os livros mais lidos pelos detentos das penitenciárias federais brasileiras, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A obra, publicada originalmente no século XIX, conta a história de um jovem que comete um assassinato, mas acaba consumido pela culpa.

A leitura não é apenas uma forma de passar o tempo no cárcere: para cada obra lida, são descontados quatro dias da pena. 

Para obter a remição, os detentos das quatro prisões de segurança máxima — em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia — precisam fazer uma resenha para cada livro.

Outras obras que fazem sucesso entre os detentos são Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago), Através do Espelho (Jostein Gaarder), Dom Casmurro (Machado de Assis), Sagarana e Grande Sertão Veredas (ambas de Guimarães Rosa).

O Ministério da Justiça divulgou que desde 2010, 6.004 resenhas foram produzidas por presos que estão unidades federais. A portaria que determina os critérios da resenha é a nº 276, de 20 de junho de 2012. Equipe pedagógica aprovou 5.383 resenhas.

O projeto permite que até 48 dias possam ser diminuídos da pena no período de um ano. O prazo que o detento tem para ler e resenhar é 30 dias.

“A iniciativa associa ações complementares de fomento à leitura à oferta da educação em ambientes em que cerca de 81% da população prisional não possui sequer a educação básica completa”, afirmou a coordenadora-geral de Promoção da Cidadania do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Mara Fregapani Barreto.

RANKING DOS LIVROS MAIS LIDOS

Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski (PDF disponível)

Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago

Através do Espelho, de Jostein Gaarder

​Dom Casmurro, de Machado de Assis (PDF disponível)

Sagarana, Guimarães Rosa (PDF disponível)

Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa (PDF disponível)

Incidentes em Antares, Érico Veríssimo (PDF disponível)