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RELATÓRIO FINAL Pane seca foi a causa de acidente aéreo com Luciano Huck e Angélica em MS Relatório do Cenipa aponta falha em equipamentos e erro dos pilotos 21 ABR 2017 • POR GLAUCEA VACCARI • 11h29

Pane seca causou o pouso forçado do avião turbo hélice que transportava os apresentadores Luciano Huck e sua mulher Angélica, em fazenda próxima a Campo Grande, no dia 24 de maio de 2015. Relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronática, aponta que ação dos pilotos contribuiu para o incidente.

Aeronave decolou da Estância Caimam, em Miranda, com destino ao aeródromo de Campo Grande. Durante procedimento de descida para pouso, ocorreu apagamento do motor esquerdo e a aeronave realizou pouso de emergência em fazenda de Rochedo. Pilotos e passageiros tiveram ferimentos leves.

Conforme o relatório, aeronave não estava aeronavegável no momento da decolagem e sistema de gravador de voz da cabine e sistema de embandeiramento automático estavam inoperantes na decolagem.

Comissão de investigação constatou que o tanque esquerdo teve todo o combustível consumido pelo motor e que, no momento da decolagem, ele tinha no máximo 160 litros de combustível e não 350 litros conforme indicado nos liquidômetros.

Também consta no relatório que sensores de combustível estavam com as posições trocadas, em desconformidade com o manual da aeronave, e enviavam informações erradas ao painel de controle, com indicação de quantidade superior a real, que resultou no apagamento do motor.

Foi constatado também que não existia na aeronave uma Master Minimum Equipment List (Lista Mestra de Equipamentos Mínimos – MMEL) emitida pelo fabricante e aprovada para o modelo e também não havia uma MMEl aprovada para a aeronave da empresa. Desta forma, turbo hélice somente podeira operar se tivesse todos os instrumentos e equipamentos em condições normais de funcionamento.

Além disso, não foram cumpridos pelos pilotos todos os itens previstos em checklist para a condição de falha do motor em voo e pilotos eram orientados pela empresa MS Táxi Aéreo e não anotar problemas no diário de bordo e não tinham acesso às cadernetas de motor, célula e hélice.

Na conclusão, Cenipa destaca que pilotos estavam com Certificados Médico Aeronáutico (CMA) válidos e com habilitações técnicas válidas, mas que contribuíram para o acidente ao não atuarem nos comandos de voo nem executarem procedimentos de emergência previstos em checklist, além de ser verificado falhas no treinamento e capacitação dos mesmos.

Manutenção da aeronave também foi fator contribuinte, porque, apesar de manual de serviços prescrever que sensores de combustível deveriam ser inspecionados quanto ao estado geral e segurança, não foram encontrados dados relativos a esses sistemas na caderneta de manutenção.

Por conta das irregularidades, Cenipa recomendou que a Agência Nacional de Aviação Civil realize gestões junto ao operador da aeronave para aprimorar métodos de supervisão gerencial e garanta que os tripulantes cumpram o estabelecido no Programa de Treinamento Operacional (PTO), e realize gestões junto à oficina de manutenção para verificar a conformidade dos procedimentos, entre outras coisas.

ACIDENTE

O avião modelo Embraer 820C apresentou uma pane no motor. A aeronave havia decolado de uma estância turística do Pantanal, em Miranda com previsão de pousar no aeroporto de Campo Grande. Huck e os filhos viajaram para o Pantanal para acompanhar uma série de gravações de Angélica para o programa semanal "Estrelas", da Rede Globo.

Atendido na Santa Casa da Capital, o casal foi transferido em duas aeronaves de UTI Aérea para o hospital Albert Einstein, em São Paulo.Tanto os três filhos, quanto as duas babás e a tripulação não tiveram ferimentos graves.