Refugiados e imigrantes poderão se inscrever em curso de português gratuito até o dia 19 de junho, em Campo Grande. A iniciativa é da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o objetivo é ajudar os estrangeiros que necessitam aprender a língua portuguesa para melhor se inserirem na sociedade e no mercado de trabalho.
As inscrições podem ser realizadas na Casa da Assistência Social e Cidadania (Casc), onde também será realizado o curso.
Para se inscrever, o refugiado ou imigrante deverá apresentar o passaporte, CPF (se tiver), uma foto 3×4 e o endereço completo. “Nesse primeiro momento estaremos fazendo o módulo de acolhimento, recebendo esses refugiados e imigrantes. Estaremos ensinando o básico para a comunicação em nosso País. Em seguida, teremos outros módulos com mais aprofundamento na Língua Portuguesa, que serão realizados na UEMS”, explicou o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe), professor doutor, João Fábio Sanches.
O Neppe é um projeto originário da Universidade de Brasília (UnB) e essa é a primeira vez que será executado em outra universidade. Na UnB, mais de 700 estrangeiros são atendidos por ano pelo núcleo.
Para mais informações sobre as inscrições, interessados podem ligar nos telefones (67) 3321-3228 ou 3382-9788 ou mandar e-mail para acolhimentouems@gmail.com. A Casa de Assistência Social e Cidadania (Casc) fica na Rua Marechal Cândido Mariano, 713, centro, em Campo Grande.