
A Arauco, unidade do grupo chileno Copec, apresentou uma proposta pela Eldorado Celulose, controlada pela J&F Investimentos e que fica em Três Lagoas.
De acordo com o jornal "Valor Econômico", a Arauco fez uma oferta acima de R$ 11 bilhões de valor total do ativo, o que inclui a dívida de R$ 8 bilhões da fabricante de celulose.
A companhia teria contratado o banco Santander para auxiliá-la na possível compra. O grupo é um dos maiores florestais do Hemisfério Sul e já tem operação no Brasil, mas focado em painéis de madeira, sem a produção de celulose no País.
Conforme o informante, que pediu para não ser identificado porque os termos do acordo ainda são confidenciais, a Eldorado Brasil também é alvo de interesse da Suzano Papel e Celulose e da Fibria. Ambas foram atraídas pela possibilidade de significativa redução de custos decorrente da aquisição.
Segundo o jornal, Suzano e Fibria analisam com mais receio os riscos do acordo de leniência firmado entre a empresa dos irmão Batista e o MPF (Ministério Público Federal), que ainda depende de aval do STF (Superior Tribunal Federal) e depois do TCU (Tribunal de Contas da União). As empresas não comentaram o negócio.