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queridinho da Nissan Kicks vem com mais opções de modelos e agora é brasileiro Kicks vem com mais opções de modelos e agora é brasileiro 6 JUL 2017 • POR LEANDRO GAMEIRO • 16h30

Há um ano, o SUV da Nissan veio para mexer com o mercado e realmente mexeu, dando o que falar com seu design marcante e como o carro oficial das Olimpíadas do Rio 2016.

Sem mudanças no visual, a marca revelou que o Kicks está sendo fabricado em Resende (RJ) e que as novas unidades do carro já serão comercializadas ainda este mês. O SUV da montadora é o terceiro modelo a ser fabricado no Brasil, junto com o compacto March e o sedã Versa.

O destaque da apresentação do modelo ficou por conta das novas versões e combinação de cores. 

Agora, o Kicks vem com quatro opções a mais de cores e quatro opções de modelos, partindo de R$ 70.500 com rodas de ferro e câmbio manual na versão S e chegando a R$ 94.900 na versão SL. Além das opções intermediárias, com câmbio CVT, por R$ 79.200; e SV, que já está no mercado e custa R$ 85.600.

A motorização é igual em todos os modelos: 1.6L, 16 válvulas, de 114 cavalos, com 15,5 kgfm de torque, mudando apenas a caixa de transferência, com opções de câmbios manual 5 marchas e automático CVT.

Com o aumento de opções, agora o Nissan Kicks pode ser pedido com descontos especiais por frotistas e por pessoas que têm direito à isenção de impostos na versão “S direct”. Os descontos ultrapassam os R$10 mil.

Entre os equipamentos de conforto e segurança estão: alerta de colisão e assistente inteligente de frenagem (opcionais para a versão topo de linha SL), a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (Moving Object Detection), o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade. 

Os consumos na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Na estrada, a versão com pedal de embreagem marca 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina), respectivamente. 

Com a transmissão XTRONIC CVT, as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada (etanol), 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina).

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Claro que após as apresentações das novas versões do “queridinho” da Nissan, não podíamos deixar de testá-los.

Como já havíamos dirigido a versão SV, importado do México, no ano passado; estávamos curiosos para sentir a versão S manual, S CVT e a topo SL.

Uma atração no evento foi um Kicks com os vidros todos escurecidos, causando a impressão de “blackout” tanto de dentro para fora, quanto fora para dentro. A ideia era manobrar o veículo usando apenas o sistemas de câmeras 360º.  Foi muito interessante e se você ficou curioso em saber o resultado, saiba que passamos no teste e o SUV também.

O que impressionou, além das tecnologias, foi o raio de manobras do compacto: ele esterça muito bem e com poucos movimentos na direção ele já  está estacionado.

Outro item que chamou a atenção foi o Estabilizador Inteligente de Carroceria, em uma área mais isolada e segura nos arredores da fábrica, atingimos uma velocidade razoável e fizemos o “zig-zag” para sentir o quanto que a carroceria iria mexer, e constatamos que de dentro do veículo o balanço não é muito sentido.

Outro detalhe que vale mencionar é a relação peso/potência do carro, porque ao tomar conhecimento da cavalaria e do torque do modelo, achamos que ele seria lerdo. Mas, diferentemente do que pensávamos, a dirigibilidade e a aceleração surpreendem, não ficando atrás dos concorrentes com motores maiores e mais potentes.

Por falar em concorrência, os principais “rivais” do Nissan Kicks são o Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Renault Captur. Então, vale sempre lembrar: experimente todos os modelos, pois cada um tem seus atributos.