Peritos criminais e agentes da polícia externa de Mato Grosso do Sul participaram, ontem, de curso denominado “Perícia em local de incêndios”, promovido pelo Instituto de Criminalística do Estado.
De acordo com o Sindicato de peritos oficiais forenses de MS (Sinpof), capacitação foi realizada em Campo Grande e teve a participação de 43 servidores da Coordenadoria Geral de Perícias, que atendem locais de ocorrências.
Segundo o diretor do Instituto de Criminalística, Marcelo Pereira de Oliveira, formação é importante para que os peritos tenham conhecimento para elaboração de laudos conclusivos.
“Esses documentos vão auxiliar o julgamento pela Justiça, principalmente em casos que envolvem risco à vida das pessoas e incêndios criminosos”, explicou.
Base de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostra que em 2016, 394 ocorrências de incêndio foram registradas com acionamento da perícia. Já entre janeiro de 2013 e junho de 2017, número chega a 1.809.
O curso abordou os temas estatística de ocorrências, objetividade jurídica e sujeitos, introdução à ciência do fogo, perícia em incêndios em veículos, perícia em incêndios florestais e estrutura do laudo pericial.
Os peritos oficiais também discutiram casos específicos e assistiram a vídeos de casos reais e simulações para identificar técnicas que vão ajudar a produzir laudos e provas periciais.