O filhote de gorila nascido no zoológico de Belo Horizonte em maio passado recebeu o nome de Ayô nesta sexta-feira (1º).
O nome, que significa "alegria" em iorubá (língua falada na África Ocidental), foi escolhido em votação online. Cerca de 30 mil pessoas escolheram entre Ayô (40,44% dos votos), Toriba (38,94%) e Kong (20,62%).
Os nomes finalistas foram selecionados a partir de sugestões de alunos da rede municipal. Kong significa "porto" em chinês e Toriba significa "felicidade" em tupi-guarani.
O nascimento de Ayô foi considerado uma importante contribuição para a conservação dos gorilas, criticamente ameaçados de extinção devido à caça comercial e à destruição do seu habitat natural.
Na América do Sul, há gorilas somente em Belo Horizonte. O bebê foi o terceiro da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) a nascer na capital mineira.
O Zoológico de Belo Horizonte tem agora três adultos e três filhotes de gorilas. Além de Ayô, há seu irmão Jahari, nascido em 2014. Imbi, a mãe dos gorilas, foi trazida do Reino Unido em 2011. O pai, Leon, veio da Espanha em 2013.
Há ainda a gorila Lou Lou, vinda do Reino Unido em 2013, que teve o filhote Sawidi em 2014.
O empréstimo dos animais ocorreu após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA, em inglês) e a obtenção de licenças do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Ministério da Agricultura.
Com quatro meses, Ayô já sai do colo da mãe e pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 17h.