Com mais de um bilhão de discos vendidos e sete Grammys, nenhuma banda conseguiu influenciar o mundo da música como os Beatles.
Os quatro jovens de Liverpool provaram que o rock and roll poderia abraçar uma enorme variedade de harmonias, estruturas e sons. O impacto da revolução cultural e social que eles lideraram há meio século, durante os anos 60 e início dos 70, é o tema de “How The Beatles Changed the World”.
Com novas entrevistas e imagens pouco divulgadas, o documentário chega ao catálogo da Netflix no dia 1º de fevereiro e retrata o impacto que a banda inglesa teve e ainda tem no cenário musical de todo o mundo.
Em 6 de julho de 1957, John Lennon se apresentava num piquenique de igreja com o The Quarrymen, seu conjunto amador de skiffle, um tipo de música folk com influência de jazz e blues. Naquele dia conheceu Paul McCartney, a quem depois convidaria para se juntar ao seu grupo.
Juntos, combinaram que todas as composições, fossem elas individuais ou em dupla, seriam sempre creditadas a ambos. Já nos anos 60, com a criação dos Beatles, a parceria Lennon-McCartney se tornou a mais famosa da história da música. O guitarrista George Harrison e o baterista Ringo Starr ajudaram a dar forma e consistência ao que se tornaria a banda mais popular do planeta.
Tanto sucesso não foi obra do acaso. Os Beatles eram realmente talentosos e foram responsáveis por diversas inovações tecnológicas em estúdios, como o uso do Artificial Double Tracking, uma técnica de gravação criada para realçar sons, vozes ou instrumentos durante o processo de produção.
A criação dos videoclipes e o conceito de álbum também são atribuídos a eles. Ao longo de seus 90 minutos, “How The Beatles Changed the World” ajuda a explicar como uma banda inglesa se transformou num ícone da história da música.