Vídeo da cheia em nascente do Rio da Prata, em Jardim, viralizou na internet. As imagens, publicadas pelo analista de sistemas Eduardo Grubert foram compartilhadas 20.817 vezes no Facebook e alcançaram a marca de 164.875 visualizações (até por volta de 12h20 desta sexta-feira), chamam atenção especialmente porque a água continua cristalina.
“Mesmo com o nível muito acima do normal a transparência da água é a mesma”, declarou Grubert.
Declaração semelhante foi feita por Silas Rocha. “Nunca vi com tanta água, mas mesmo assim continua cristalino. Maravilhoso!”.
A guia de turismo Maria Senir Scherer disse à reportagem do Portal Correio do Estado que as imagens foram feitas no dia 2 de fevereiro, na nascente do Rio Olho d’água, afluente do Rio da Prata no Recanto Ecológico Rio da Prata.
Segundo ela, teve uma chuva intensa durante à noite e, ao amanhecer, trilha e ponte estavam submersas. “Estava atendendo um grupo (de turistas) naquele dia e, ao invés de caminhar, nós flutuamos”, lembra.
Maria é guia de turismo há 16 anos e conta que esta é a terceira vez que acompanha a cheia da nascente do Rio Olho d’água. “Com certeza foi privilegiado porque é raro acontecer”, disse ela, se referindo ao grupo que a acompanhou no passeio realizado no último dia 2. “O nível da água fica um metro abaixo da ponte e naquele dia estava dois metros acima”, completou.
Ainda conforme a guia, esse “fenômeno” é decorrente da cheia no Rio da Prata. “Quando ele enche, represa a água e a nascente Olho d’ água enche também. Quando o nível dele baixa, da nascente baixa também”.
A guia de turismo contou que a situação naquele ponto já foi normalizada e quem procurar pelo passeio hoje vai fazer a trilha normalmente.