Logo Correio do Estado

Microdestilaria e programa carbono zero serão destaques na feira Microdestilaria e programa carbono zero serão destaques na feira 5 ABR 2010 • POR • 22h02

A Expo-MS Industrial deste ano terá, entre suas inúmeras atrações, uma planta didática de microdestilaria, réplica exata da que será instalada no Cetec Senai Dourados para atender a demanda de formação de profissionais do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. “A micro usina de álcool está em processo de montagem no Senai de Alagoas, na cidade de Maceió, para depois ser deslocada para a unidade de Dourados. O que deve acontecer no segundo semestre deste ano”, disse o presidente Sérgio Longen.

Nesta segunda edição da Expo-MS Industrial, que é realizada de dois em dois anos, estão previstas inúmeras novidades. Uma delas é que a Expo-MS Industrial vai medir o carbono emitido na atmosfera em decorrência do evento para posterior neutralização do gás com o plantio de árvores. “Trata-se de uma experiência nova em eventos no Estado e que poderá estimular as próximas feiras sul-mato-grossenses a adotarem o carbono zero, ou seja, que os promotores também façam a neutralização do carbono”, destacou Sérgio Longen, explicando que o Projeto do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas na busca pela neutralização da emissão de gases do efeito estufa.

Também durante a Expo-MS Industrial serão realizados o 1º Fórum Internacional de Logística Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul)-Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) e o 3º Encontro Empresarial da Zicosul. Segundo Bergson Amarilla, superintendente do IEL e coordenador da Feira, será a primeira vez que o Encontro Empresarial da Zicosul será realizado em conjunto com uma feira de negócios. “É uma ação inédita que será inaugurada pela Fiems durante a Expo-MS Industrial e depois reproduzida na Expocruz 2010, na Bolívia”, disse.

A Expo-MS Industrial 2010 terá um ambiente exclusivo para que os patrocinadores do evento possam utilizar para reuniões com clientes, fornecedores e parceiros. Trata-se do Espaço Indústria Ativa, que será montado na praça central do centro de convenções e terá 200 metros quadrados, incluindo um miniauditório, dois pequenos escritórios e um lounge com diversos serviços, como Internet, sofás, jornais, revistas, etc.