Com 1,092 milhão de hectares de florestas de eucaliptos plantados, Mato Grosso do Sul dá novo passo para a agregar mais valor à madeira produzida via reflorestamento no Estado. Com 300 mil hectares de florestas ociosas, a ideia do governo é estender a utilização da matéria-prima a outros setores da cadeia produtiva e, finalmente, criar um polo moveleiro em MS.
Um dos primeiros avanços neste sentido pode vir com a inauguração, na quarta-feira, em Água Clara, de uma unidade industrial de produção de placas de MDF (madeira de média densidade). A indústria tem investimentos de mais de R$ 600 milhões na implantação da planta e outros R$ 75 milhões no plantio de florestas de eucaliptos, que abastecerão de matéria-prima a companhia.
A planta industrial da Greenplac, da Asperbras, está instalada em uma área de 510 mil metros quadrados e dispõe de uma linha de produção automatizada de 425 metros lineares. Inicialmente, ela produzirá 250 mil metros cúbicos de MDF por ano, mas já está prevista a instalação futura de uma segunda linha, de 650 mil metros cúbicos anuais. A empresa está em vias de receber a certificação ambiental Forest Stewardship Countil (FSC), concedida por uma organização não-governamental independente, que promove o manejo florestal globalmente.
*Leia mais na reportagem de Rosana Siqueira e Eduardo Fregatto, na edição desta segunda-feira (2) do Correio do Estado.