O prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio (MDB), foi afastado do cargo sob suspeita de nepotismo, após nomear a própria esposa, Vera Lúcia Lorenzoni Bilibio, como secretária de assistência social do município. Os dois foram afastados dos cargos e quase R$ 1 milhão foi bloqueado das contas bancárias deles.
A denúncia, feita pelo promotor Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) de Dourados, ocorreu em fevereiro deste ano, mas Vera Lúcia ocupava o cargo desde janeiro de 2013, quando Itamar assumiu o cargo pela primeira vez. Ele foi reeleito nas eleições de 2016.
Conforme a assessoria jurídica do promotor, o ato de nepotismo foi descoberto por um membro do MPE durante uma audiência em que a secretária participou. O caso foi repassado à promotoria que levantou informações e fez a denúncia.
O fato do município não ter Diário Oficial próprio dificultou a divulgação ampla da nomeação da esposa do prefeito como secretária municipal. O valor bloqueado de bens é de R$ 974.400 e inclui os salários recebidos por Vera Lúcia como secretária além de multas.
Com o afastamento do prefeito, determinado ontem (10) pela Justiça, o vice-prefeito Doreli Portella (PTB) assume o cargo. A reportagem tentou contato com o prefeito Itamar Bilibio, mas até o fechamento dessa matéria não teve as ligações atendidas.