A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMR) apreendeu 581,8 quilos de cocaína somente neste ano nas estradas de Mato Grosso do Sul. O prejuízo causado ao crime organizado é estimado em R$ 11 milhões.
O volume é reflexo do aumento na fiscalização, bem como pelas fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, que atraem traficantes diariamente para o estado.
Segundo a polícia, a apreensão de cocaína oriunda do Paraguai tem se tornado mais comum desde o último ano, e já há estudos para entender este fenômeno, já que o país vizinho é conhecido como grande produtor de maconha.
Uma das possibilidades é de que os criminosos paraguaios estejam investindo na compra da cocaína produzida em outros países da América do Sul, para revender ao Brasil. Outro dado interessante registrado pela PMR é que grande parte das apreensões envolvem mulheres.
Na última quarta-feira, foi feita a prisão de uma mulher de 35 anos que transportava no fundo falso de um veículo, com placas de Campo Grande, mais de 100 quilos da droga, enquanto transitava pela rodovia MS-164 que liga o município de Ponta Porã a Maracaju.