Logo Correio do Estado

JANEIRO VERDE Hospital do Amor oferece 200 vagas por dia para exames preventivos Há também 60 vagas para exames de mamografia 16 JAN 2019 • POR BRUNA AQUINO • 11h00

A campanha Janeiro Verde iniciou no dia 2 de janeiro e o Hospital do Câncer de Barretos, agora reconhecido como Hospital do Amor, está realizando 200 exames gratuitos por dia e atividades de conscientização sobre o câncer de colo de útero. Além dos exames de papanicolau, o hospital também está disponibilizando 60 vagas para exames de mamografia que poderão ser agendados do  dia 28 à 31 de janeiro das 7 ás 16h. As Atividades estarão disponíveis as mulheres até o final do mês. 

No ano passado, só no Hospital do Amor, foram realizados 17.996 exames preventivos. Desses exames, 22 casos de câncer no colo do útero foram confirmados. Nos casos de câncer de mama, 137 mulheres foram diagnosticadas.

Quem pode realizar o exame papanicolau?

Podem realizar os exames preventivos, mulheres com idades entre 25 a 64 anos. Não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame, não usar pomadas ginecológicas e não estar menstruada.

Para exames de mamografia, as mulheres precisam ter idades entre  40 a 69 anos e não ter realizado o exame em um período menor que 1 ano.

As interessadas deverão levar os documentos pessoais como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para mais informações, o telefone de contato é 3304-6600 e agendar o exame gratuitamente.

O Hospital do Amor fica localizado na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, no Bairro Aero Rancho.

Câncer de Colo de Útero

Normalmente não existem primeiros sintomas do câncer de colo do útero, sendo que a maioria dos casos é identificado durante o exame de papanicolau ou apenas nas fases de câncer mais avançado. Assim, além de se saber quais os sintomas do câncer de colo do útero, o mais importante é fazer frequentemente consultas no ginecologista para realizar o papanicolau e iniciar o tratamento precoce, caso seja indicado. Porém, quando provoca sintomas, o câncer de colo do útero pode causar sinais como: sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação; corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo; dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo;Sensação de pressão no fundo da barriga; vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite e perda rápida de peso sem estar fazendo dieta.

*Matéria editada às 11h22 para alteração nas informações