Logo Correio do Estado

EM CAMPO GRANDE Deputado cobra liberação de emendas para construção de academias Parlamentar destinou 50% dos recursos para academias ao ar livre 24 FEV 2019 • POR IZABELA JORNADA • 14h46

Deputado que destinou 50% de suas emendas parlamentares para instalação de academias ao ar livre em Campo Grande, reclama que burocracia tem impedido a chegada dos recursos à Capital.

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) ocupou a tribuna na última sessão que ocorreu na Assembleia Legislativa, no dia 21 de fevereiro, e reclamou que as obras, no que diz respeito a construção de academias em Campo Grande, estão paralisadas devido a falta das emendas.

“Uma está com a base pronta e a obra em andamento, e outras duas com equipamentos adquiridos sem a execução das bases para instalação”, descreveu o parlamentar.

Modesto defende que é necessário o Poder Público oferecer o pleno funcionamento de todas as academias ao ar livre, principalmente para quem tem algumas patologias. “Estou muito preocupado com a depressão, doença considerada muito grave, que pode inclusive levar a pessoa à morte. Também é complicado o quadro das pessoas que sofrem o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico [AVCI], o exercício físico auxilia demasiadamente nestas duas condições. O mais difícil já conseguimos, que é o recurso. Não entendo este dinheiro estar parado e espero que este direito alcance os cidadãos campo-grandenses”, relatou.

O deputado estadual Barbosinha (DEM), líder do Governo na Casa de Leis, considerou o tema relevante. “A emenda parlamentar é a materialização do nosso trabalho e a demonstração de carinho do parlamentar pelo município da região. Tenho certeza que o atual prefeito, Marcos Trad (PSD), tomará as medidas necessárias para haver um resultado profícuo. Este assunto é importante para Campo Grande e para os outros 78 municípios. Além da instalação, o Poder Público deve ter cuidado e manutenção por estes lugares”, ressaltou o parlamentar.

MANUTENÇÃO

Em novembro de 2018, a Prefeitura de Campo Grande iniciou manutenção das 21 acadêmicas que existem na Capital. Os locais são administrados pela Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que são responsáveis por fazer reparos nas academias. 

De acordo com a assessoria da prefeitura, no Parque Ecológico do Sóter, mais de 100 pessoas praticam os exercícios na academia.

As manutenções das Academias ao ar Livre iniciaram dia 19 de novembro até dia 5 de dezembro do ano passado. Os locais que disponibilizam equipamentos são: Parques Tarsila do Amaral, Jacques da Luz, Ayrton Sena, Centro Olímpico da Vila Nasser, Praça Belmar Fidalgo, Guanandizão, Praça Elias Gadia, Praça do José Abrão, Praça Zé Pereira, Praça Coophafé, Praça Caiçara, Orla Morena, bairro Coophavila 2, Coophasul, Praça da Cohab, Praça Estrela do Sul, Lagoa Itatiaia, Praça do Flamboyant, Praça do Maria APª Pedrossiam, Praça do Jardim Carioca. 

A próxima etapa de manutenção está marcada para o mês de maio a junho, quando as academias passarão por nova vistoria e manutenção.

A manutenção consiste em fazer substituições dos aparelhos que não estiverem em condições de uso e os demais equipamentos receberão higienização, lubrificação e retoques na pintura.