O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que atualmente não há ambiente para greve de servidores públicos, já que o salário do funcionalismo está em dia. Afirmação foi feita na manhã de hoje, durante agenda pública na governadoria.
“Essa discussão eu vejo que não tem ambiente, hoje um estado que paga em dia, que cumpre com as obrigações, que fez aumentos significativos, se você olhar todas as categorias desde 2015. Nós fizemos aumento significativo, nós herdamos os planos de cargo e carreira. Nós cumprimos o pagamento daqueles aumentos que só em 2015 deu uma média de 17%. Eu entendo que não tem ambiente para isso. Agora cada categoria responde pela sua categoria”, explica o tucano.
Servidores do administrativos da Educação já estão em greve. Policiais Militares e Corpo de Bombeiros deliberaram a possibilidade de ficarem aquartelados por 24 horas no dia 31 de maio em protesto para o reajuste salarial. Os militares constitucionalmente são proibidos de fazer greve.
Reinaldo Azambuja explica que todos têm o direito de se manifestar e fazer greve, mas caso o façam, o governo vai tomar medidas para que a população não seja prejudicada. “Se entenderam que devam fazer a greve nós vamos ver quais as medidas que o governo pode tomar para evitar isso, pois isso acaba prejudicando a sociedade como um todo”, finaliza o governador.