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BR-463 E BR-469 Rodovias federais terão R$ 33 milhões para obras O prazo de execução da obra é de 1.110 dias 30 MAI 2019 • POR LUANA RODRIGUES • 10h00

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso do Sul publicou, no Diário Oficial da União de ontem, edital para contratação de empresas especializadas para execução dos serviços de manutenção, conservação e recuperação da BR-463, além de supervisão da execução do projeto de pavimentação da BR-419. Somado, o valor das obras ultrapassa R$ 33.307.548,00.

De acordo com a publicação, a empresa responsável pelas obras da BR-463, que dá acesso ao Paraguai, terá de tratar do trecho do quilômetro 0,18 até o 112,20, entre a BR-163/MS (Dourados para Caarapó) e a MS-380/384 (fronteira entre Brasil e Paraguai). O prazo de execução da obra é de 720 dias e o valor base é de 24.628.409,91.

O objetivo da licitação é contratar empresa especializada na execução de serviços de manutenção, conservação e recuperação da rodovia. Também consta na relação de editais do Dnit para Mato Grosso do Sul o processo de contratação dos serviços de supervisão da elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia e supervisão da execução das obras de implantação e pavimentação da BR-419, em dois trechos.

No trecho A, até a BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, e trecho B, entre a BR-060 e a BR-267, em Jardim. Outro subtrecho envolve pontes do Rio Taboco, conforme descrito no Diário Oficial. O seguimento que passará por intervenção é do quilômetro 189,3 ao 244. O critério de julgamento da empresa será por menor preço, e o valor global é de R$ 8.679.139,31. O prazo de execução da obra é de 1.110 dias.

Os serviços farão parte do quarto lote de pavimentação da rodovia, que liga as cidades de Rio Verde e Aquidauana, margeando a região peri pantaneira por 220 quilômetros. A pavimentação do trecho do lote 1 começou em agosto do ano passado, por Rio Verde, e está na fase de implantação de drenagem pluvial e terraplanagem. A expectativa é de que os primeiros 15 quilômetros da rodovia estejam pavimentados até o fim de 2019. Os 37 quilômetros restantes deste primeiro lote devem ser entregues até 2020.