Logo Correio do Estado

FEMININO E MASCULINO Três duplas do Brasil avançam de fase nas disputas do Mundial de Vôlei de Praia Três duplas do Brasil avançam de fase nas disputas do Mundial de Vôlei de Praia 4 JUL 2019 • POR ESTADÃO CONTEÚDO • 23h00

Três duplas do Brasil, sendo uma no naipe feminino e outras duas no masculino, avançaram de fase nesta quinta-feira em disputas do Mundial de Vôlei de Praia, que está sendo realizado em Hamburgo, na Alemanha. Entre as mulheres, apenas a parceria formada por Fernanda Berti e Bárbara Seixas se manteve viva na competição, na qual passaram às quartas de final. Já entre os homens, André/George e Alison/Álvaro Filho foram às oitavas de final.

Adversárias em 2015, quando se enfrentaram na decisão do Mundial de Vôlei de Praia na Holanda, Fernanda e Bárbara seguiram no torneio ao baterem as alemãs Borger e Sude por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 10/21, 21/17 e 15/11.

"No primeiro set nós precisamos nos concentrar no básico, especialmente no passe, que estávamos com dificuldades. O vento complicou muito, estava variando e foi difícil nos adaptar a isso. Este foi o primeiro jogo nosso na quadra central então ainda não estávamos com as referências. A partir do segundo set conseguimos por em prática nossa tática, e a Fernanda foi muito bem, me ajudou demais. Nós conseguimos impor o nosso ritmo de jogo e isso nos levou à vitória", comemorou Bárbara após o triunfo.

Na próxima fase, que valerá vaga nas semifinais, a dupla brasileira enfrentará as suíças Betschart e Hüberli, nesta sexta-feira, às 7h30 (horário de Brasília). O time suíço avançou, por sua vez, ao eliminar as brasileiras Ana Patrícia e Rebecca com um triunfo por 2 sets a 1, de virada, 19/21, 21/15 e 15/12.

"Esse foi nosso terceiro jogo contra elas, e tínhamos vencido os dois anteriores. Hoje não jogamos bem, cometemos muitos erros, principalmente no segundo set, o que complicou um pouco o jogo. Estou orgulhosa do nosso time. Uma derrota não mancha nem define o que somos. É um aprendizado, a dor ensina muito. Acho que lá na frente essa derrota nos trará conhecimento", afirmou Ana Patrícia.

A dupla formada por Ágatha e Duda também foi eliminada nesta quinta-feira do Mundial. Elas foram superadas pelas russas Kholomina e Makroguzova por 2 sets a 1, com parciais de 22/20, 18/21 e 22/20. "O jogo foi muito difícil. Não conseguimos nos encontrar no primeiro set. No tie-break os dois times estavam trocando bolas, muito acirrado. As russas jogaram muito bem, não conseguimos dar o nosso melhor", lamentou Agatha.

MASCULINO - Nas disputas masculinas do dia, que viveu a fase anterior às oitavas de final, o Brasil teve duas duplas avançando e outras duas sendo eliminadas. André, atual campeão, e o parceiro George se garantiram nas oitavas com uma vitória sobre Samoilovs e Smedins, da Letônia, por 2 sets a 1, de virada, com 17/21, 21/15 e 17/15.

"Estou muito feliz com essa vitória, foi um jogo muito difícil. Mas a partir desta fase não há jogo fácil. Acho que jogamos um cobrindo o outro, essa foi a nossa diferença. Jogamos como um time. Acreditamos o tempo todo que poderíamos ganhar a partida", destacou George.

Os brasileiros chegaram a salvar um match point no tie-break do terceiro set antes de conquistar o triunfo, que os credenciou a encarar na próxima fase os poloneses Bryl e Fjalek. "Eu tive muita dificuldade na virada de bola no início do primeiro set. Percebi o que eles estavam fazendo, a marcação deles, o modo como estavam sacando então tentamos fazer umas bolas diferentes. Eu troquei de posição com o George e isso ajudou muito. Ele virou as bolas dele e acabou confundindo o adversário, e isso ajudou nesta vitória. Espero que a gente consiga manter o que estamos fazendo agora. Brigar por cada ponto", comentou André.

Outra dupla do Brasil classificada para as oitavas de final, Alison/Álvaro Filho superou Sam Pedlow e Sam Schachter, do Canadá, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/14). E agora terá pela frente os alemães Thole e Wickler na luta por vaga nas quartas.

"Os canadenses têm um saque bom, é um time que joga muito taticamente. Eles estão crescendo muito nas últimas temporadas. Nossa preocupação foi mais em manter nossa virada de bola e pressionar no saque e bloqueio. Temos um time forte pela frente na próxima fase. Vamos descansar o resto do dia hoje", comentou Alison.

O Brasil, porém, não comemorou apenas triunfos neste dia do torneio masculino do Mundial. Evandro e Bruno Schmidt acabaram sendo eliminados pelos norte-americanos Slick e Allen com uma derrota por 2 sets a 0 (21/19 e 21/18), enquanto Pedro Solberg e Vítor Felipe caíram diante de Plavins e Tocs, da Letônia, também por 21/19 e 21/18.