Em meio à incerteza financeira que envolve o ensino público superior no país, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebe nos próximos dias a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que ocorre pela primeira vez no Estado, será realizado de 21 a 27 de julho e tem público esperado de 15 mil pessoas. Uma das presenças confirmadas na programação é a do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes.
Comemorando em 2019 os 40 anos de federalização, a UFMS tem a missão de sediar o evento científico, considerado o maior da América Latina, enquanto lida com dificuldades para manter as portas abertas. Em maio deste ano, o Ministério da Educação bloqueou cerca de 30% dos recursos orçamentários da universidade, o que corresponde a R$ 30 milhões, que seriam destinados para custeio de serviços. Há risco de suspensão das aulas no segundo semestre por falta de pagamento de água e energia.
Com tema ‘Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento’, o evento busca atrair olhares para a importância da pesquisa científica realizada pela comunidade acadêmica na região. Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Grande, na última terça (16), a vice-reitora Camila Ítavo enfatizou a oportunidade de visibilidade para o potencial do Estado. “A Universidade está, há dois anos, preparando-se para o evento. Temos certeza que vamos deixar um importante legado para o Estado”, disse a vice-reitora.
Para viabilizar a realização da 71ª Reunião da SBPC, foram firmadas diversas parcerias entre a universidade, empresas locais e outras instituições de ensino e pesquisa.
Os preparativos para receber o evento científico estão a todo vapor. A cidade universitária passa por reformas e melhorias com recursos destinados para infraestrutura, obtidos em anos anteriores. O campus ganhou revitalização do corredor central, reforma de estacionamentos e recapeamento. Os blocos de sala receberam pintura e identificação.
São esperados cerca de dois mil pesquisadores, docentes e acadêmicos vindos de outras cidades e estados. Para receber os congressistas, a UFMS firmou parcerias com hotéis da região, que oferecerão descontos, além de promover a ‘Hospedagem Solidária’. A iniciativa reuniu estudantes, professores e técnicos administrativos que disponibilizaram suas residências para receber os participantes.
O evento é aberto ao público, com as inscrições online para recebimento de certificado indo até o dia 19. Estão programadas mais de 250 atividades, como conferências, minicursos, oficinas e palestras, atendendo todas as áreas do conhecimento, além de exposição de pôsteres de trabalhos científicos.